Unimed Marília lança programa de Prevenção a Quedas nesta sexta

Compartilhe:

Público alvo são os mais vividos, familiares e cuidadores

O envelhecimento populacional é um fenômeno observado em escala global, que implica em adaptações, desafios e inovações. O crescimento da população acima de 60 anos vem se acelerando e trazendo consigo uma demanda de particularidades, especialmente na área da saúde.

Segundo dados do IBGE, a população atual de idosos acima de 90 anos é de 659 mil pessoas. Daqui a 10 anos, será de 1.141 milhão, em 2038 será 1.904 milhão, em 2048 serão 3.247 milhões, e em 2058 serão 4.771 milhões. Muitos, centenários. Os números impressionam, considerando que esta população em 2000 era de apenas 284 mil pessoas.

Antecipando tendências e fazendo um trabalho focado em prevenção, a Unimed Marília está lançando o programa de Prevenção a Quedas.

O coordenador do Espaço Viver Bem, onde funcionam os programas da Medicina Preventiva, Dr. Ivan de Melo Araújo, aborda a importância do grupo para o beneficiário.

No último ano, 150 pacientes acima de 80 anos foram submetidos à cirurgias envolvendo próteses de quadril, em decorrência de quedas, isso sem contar as próteses de ombro, cotovelo, joelho e outras”, conta Dr. Ivan.

O médico adverte que estas quedas podem ser evitadas, diminuindo o risco de internações e infecções oportunistas, perda de mobilidade, tromboembolismo venoso e morbi-mortalidade.

Com o objetivo de orientar este público a minimizar os riscos de quedas, está sendo formado o primeiro grupo de Prevenção a Quedas, sob a sua supervisão. O programa será composto de três etapas: palestras, avaliação individual e visita domiciliar.

O programa envolve os familiares e esta integração é muito importante para que todos os membros da família compreendam o quanto é essencial manter a independência e a qualidade de vida das pessoas nesta faixa etária.

A palestra inaugural será nesta sexta-feira, dia 29 de junho, às 15h na APM (Casa do Médico), que fica na Av. Pedro de Toledo, nº 179.  Para mais informações, basta entrar em contato neste mesmo telefone  2105-8191

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.