Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 16/04/2018 às 18:35

Condomínio Serrano une moradores ao implantar coleta seletiva de lixo

  • Recicláveis são pesados e recolhidos no condomínio

Localizado em área privilegiada, na região central de Marília, o Condomínio Residencial Serrano implantou a coleta seletiva de lixo, há menos de um ano, e já colhe os bons resultados: além de contribuir com a conscientização ambiental dos moradores, reduziu muito a quantidade de lixo descartado e ainda lucra com a venda de recicláveis.

Administrado pela Calcular, além de contar com o gerenciamento de acesso da Portaria Remota Porter do Brasil, o Condomínio de 64 apartamentos, distribuídos em 04 blocos, tem como síndico o comunicador Athos Guerra e subsíndico o advogado Hélio Rodriguez. Juntamente com os Conselheiros, a dupla adotou um sistema de comunicação interna que leva aos condôminos as informações do que acontece no local.

Athos Guerra (síndico) e Helio Rodriguez (subsíndico)

Segundo o síndico, a decisão sobre a coleta seletiva saiu de uma assembleia onde os participantes entenderam ser importante aproveitar latas, garrafas PET, papelão e óleo usado para geração de renda. A partir daí, estudou-se várias maneiras de colocar em prática a ideia até chegarem a um parceiro que recolhe os materiais diretamente no condomínio onde faz, na hora, a pesagem dos recicláveis e o pagamento.

No início da gestão, a gente percebeu que o consumo de 64 apartamentos gerava uma grande quantidade de lixo e, como precisávamos encontrar uma forma de obter fundos para investimento no condomínio, pensamos na coleta seletiva. Hoje, vemos a importância disso na conscientização dos moradores que vale mais do que conseguimos arrecadar”, afirmou o síndico.

Athos Guerra prosseguiu observando que a adesão dos condôminos foi surpreendente. Além dos recicláveis de casa, “muitos têm se preocupado em levar recicláveis de pais, irmãos, parentes e até de festas em que participam fora. A gente brinca, no grupo de WhatsApp do condomínio, que tal pessoa ajudou a aumentar a receita naquele mês porque trouxe uma grande quantidade de latinhas, por exemplo”.

Funcionário recolhe recicláveis separados por moradores

O efeito colateral dessa iniciativa foi a melhora na convivência entre os moradores, destacou o subsíndico Hélio Rodrigues. Após a eleição da nova gestão, em julho de 2017, “os moradores estavam meio divididos. Com a reciclagem percebemos que todos se uniram mais em prol do bem comum”, frisou Athos Guerra.

De acordo com o síndico, a coleta seletiva “é uma maneira de tratar o meio-ambiente ao nosso redor, uma coisa que o poder público não faz e a gente está fazendo, no sentido de trazer essa conscientização sobre o meio-ambiente para as pessoas. Criou-se um mecanismo em que se olha para os recicláveis de maneira diferente, não só os moradores, mas seus parentes e amigos que sabem e contribuem com nosso trabalho”.

Quanto à utilização de recursos, que variam de 60 a 80 reais mensais, o subsíndico explicou que o total arrecadado em quase um ano está reservado em uma conta poupança separada e que quando atingir um valor maior será utilizado em prol do condomínio. Quem decidirá serão os condôminos em assembleia, assinalou.

BOM EXEMPLO

A diretora do Grupo Calcular, Maria Thereza Brandão Lima, elogiou a iniciativa do Condomínio Serrano: “Ficamos felizes quando vemos iniciativas como essa em que os moradores estão se conscientizando e contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Temos condomínios que fazem coleta da água da chuva e outros que também separam o lixo orgânico do lixo reciclável dando um verdadeiro exemplo de cidadania”.

O Grupo Calcular localiza-se à Rua Goiás, 161- Telefone (14) 3402-3200 e e-mail: atendimento@calcularmarilia.com.br Saiba mais acessando: www.calcularmarilia.com.br/noticias.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn