Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 28/02/2018 às 18:00

Cobras "invadem" Marília. Bombeiros já capturaram quase 90 só neste ano

  • Jiboia pesando cerca de 5 quilos é capturada pelos Bombeiros no jardim Virgínia.

A população de Marília está assustada com a grande quantidade de cobras que estão sendo capturadas diariamente pelo Corpo de Bombeiros. A grande maioria é da espécie jiboia. Preocupação é com crianças e animais domésticos. Veja o motivo dessa "invasão" na cidade.

De acordo com levantamento do setor de Relações Públicas, já está chegando a 90 serpentes só neste ano, a grande maioria jiboias. O principal motivo é o lixo que se acumula em terrenos baldios ou fundo dos quintais: atraem ratos e sapos que são os alimentos dessas cobras.

Jiboia capturada no bairro Cascata

Segundo o levantamento dos Bombeiros, as cobras estão sendo encontradas principalmente na divisa do perímetro urbano com o rural da cidade. É que a cada dia aumenta a expansão imobiliária, com abertura de novos loteamentos. Assim, a população está cada vez mais próxima do habitat natural.

Para complicar ainda mais, muitas pessoas jogam lixo em terrenos baldios ou áreas de mata aberta, aumentando a população de ratos, sapos e outros animais que se alimentam desses detritos. Por sua vez, as jiboias vão atrás desses pequenos animais para garantir o "almoço". 

ANIMAIS E CRIANÇAS - Mas, além do susto, existe uma preocupação muito grande com animais domésticos e também crianças que, atraídos pela curiosidade, podem ser vítimas.

Sargento Gislaine Tunes com uma das cobras capturadas nesta semana.

Isso porque, para se alimentar, normalmente enrosca-se em torno delas e contrai o corpo até que a vítima não consiga mais respirar e morra sufocada.

Em quase todos os casos, essas cobras estão escondidas, o que aumenta o risco desse tipo de acidente ou até mesmo uma tragédia.

O QUE FAZER - A orientação do Corpo de Bombeiros à população é que, ao encontrar qualquer tipo de cobra a pessoa não deve tentar tocá-la, se afastar com calma e, principalmente, retirar crianças de perto e ligar imediatamente para o telefone 193. Nunca deve matá-las porque, após serem capturadas, são devolvidas ao seu habitat natural, bem longe da área urbana.

As cobras normalmente ficam escondidas em locais de difícil acesso.

Outra dica importante --além de manter o terreno limpo-- é deixar uma área totalmente limpa entre o mato e o terreno do morador, mais conhecido como "aceito" (área limpa de de um terreno em volta de propriedades normalmente para impedir propagação de incêndios).

Isso porque as cobras não gostam do calor e, dessa forma, dificilmente irão procurar o quintal da residência para se esconder.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn