Primeira lutadora transexual de MMA do Brasil fará sua estreia lutando com um homem

Compartilhe:

Uma luta polêmica de MMA acontecerá no dia 10 de março em Manaus. A atleta transexual Anne Veriato, de 21 anos, vai subir no octógono. Mas ela não vai enfrentar outra garota. Do outro lado, estará Railson Paixão, um homem de 18 anos. A luta nem aconteceu, mas já despertou críticas por parte de médicos.

Apesar da lutadora se submeter a tratamento com hormônios femininos desde os 12 anos, o dono do evento e empresário de Anne, Samir Nadaf considera que ela não pode lutar com outra mulher.

Nadaf não consultou médicos, especialistas, nem a Comissão Atlético Brasileira da modalidade para tomar essa decisão. Segundo ele, o adversário de Anne foi definido baseado nas convicções desse e no desejo da lutadora da categoria peso palha (até 52 kg).

“Acho justo colocar homem contra homem. Ela tem a força de um homem. Se ela quer lutar MMA e nasceu homem, vai ter que lutar contra homem. Isso é o certo. Não deixa de ser homem. Ela é homem, nasceu homem”, comentou Nadaf.

“Acho uma covardia homem que bate em mulher. Ela é um homem e tem pênis; pensa em fazer a cirurgia um dia. Mesmo quando tirar, disse que quer continuar lutando contra homem. Vai lutar com cabelo de mulher, roupa de mulher, unha pintada e maquiada; enfim, vai lutar como mulher, mas vai sair na porrada com homem”, completou ele que ignora o fato de que a identificação com um gênero não significa a presença de genitália. 

Questionada se considera justo lutar contra um homem, Anne endossou o discurso do seu empresário e disse que sim. “Eu me identifico como mulher. Não acho injusto lutar contra o homem, mesmo passando por este tratamento com hormônios femininos. Desde a minha infância, sempre competi contra homens e ganhei. Meu treino é pesado e com homens. Sei que posso ganhar se treinar bastante. Seria injusto se lutasse contra mulher, meu nível é acima”, afirmou.

O Evento não é regularizado pela Comissão Atlética Brasileira de MMA, organização responsável por supervisionar o esporte no país e que é regido pelas normas de conduta da Federação Internacional de MMA (IMMAF). Cristiano Sampaio, diretor executivo da entidade, se limitou a dizer que a luta “é um absurdo”.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.