Interesse Turístico: Marília entrega Plano Diretor nesta sexta

Compartilhe:

Após dois anos de estudos, mais de 400 páginas com as potencialidades e ao mesmo tempo as deficiências, o Plano Diretor de Turismo de Marília está pronto e será entregue nesta sexta-feira ao deputado estadual João Caramez, autor da Lei do MIT (Municípios de Interesse Turístico). A partir daí, a cidade passa oficialmente a ter condições técnicas de pleitear o reconhecimento como MIT.

Cassinho com o deputado João Camarez.

A entrega vai acontecer no auditório do Gabinete (na Prefeitura). De acordo com o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Junior (Cassinho), o Plano Diretor será protocolado tanto na Assembleia Legislativa como também na Câmara Municipal de Marília, onde deve tramitar a partir de 2018. 

Cassinho disse que a vocação de Marília é mesmo para o "turismo de negócios, científicos e acadêmicos".

Mas, segundo ele, "temos como potencializar outras vocações através da "turistificação" de equipamentos existentes e poucos explorados, através de projetos de melhoria dos mesmos, como museus, parques, monumentos, etc. Ganhamos tbm um ponto de turismo religioso, santuario são Judas Tadeu, reconhecido como ponto turístico na última sessão da Câmara".

VOCAÇÕES

Parque Tecnológico pode ajudar Marília a ter um centro de convenções.

De acordo com o secretário, a vocação de Marília "é a mais cobiçada dentre os destinos, pois ocupa todo o trade a semana toda o ano inteiro. Ao contrário da sazonalidade de destinos de lazer como praia & montanha por exemplo".

Mas, o Plano Diretor também detectou as deficiências de Marília, como a ausência ainda de um centro de convenções para realização de feiras, mas "que poderá ser solucionado com o credenciamento do parque tecnológico, ocorrido recentemente. No projeto executivo de construção  do Parque, consta um centro de convenções".

O projeto está sendo desenvolvido através de um convênio, em parceria com algumas instituições, sob a coordenação do professor Gilberto Rossi (presidente do COMTUR) e de Fernanda Monteiro (coordenadora de Turismo da secretaria). A parceria conta com o apoio das seguintes entidades: SINHoRes Marília, MARILIA C&V Bureau, COMTUR, Instituto Leopardo, Unimar, Ong Origem, Emdurb e Nikkey Marília.

UMA VAGA - A lei complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015 cria uma nova classificação de município turístico, criando 140 vagas para Municípios de Interesse turístico que também poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos. Conheça a lei, clicando AQUI

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.