A Prefeitura Municipal de Marília, através da Emdurb, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, a Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU) e as empresas concessionárias Grande Marília e Sorriso de Marília, irá promover no dia 17 de julho a abertura do Terminal Urbano da Avenida Brasil, padronizando o sistema de integração tarifária.
Prefeito Daniel Alonso e Alexandre Santiago durante a coletiva.
Os detalhes foram divulgados nestya segunda-feira (03), durante coletiva do diretor da viação Sorriso, Alexandre Santiago, e do prefeito Daniel Alonso. Lideranças da cidade também acompanharam a explanação dessas mudanças.
Com a abertura, as catracas de controle do camelódromo e da Avenida Brasil serão retiradas e a validação das tarifas será realizada diretamente nos veículos em espera nas vagas de linha de interesse do cliente, semelhante como ocorre em qualquer um dos 1.203 pontos de parada da cidade.
EXEMPLO - Para o usuário, uma das vantagens será reduzir o tempo de utilização do transporte coletivo. Hoje, uma pessoa que está no jardim Bandeirantes e precisa ir ao Campus Universitário,
precisa passar pelo terminal urbano (no centro da cidade) para fazer essa conexão.
Pelo novo sistema de integração eletrônica, será possível -- por exemplo--descer nas proximidades da avenida Rio Branco (vindo do bairro Bandeirantes) e já ter acesso ao novo coletivo em direção ao campus - sem a necessidade de passar pelo terminal, ganhando muito tempo. Mas, para isso, terá que utilizar o cartão da empresa.
Lideranças também acompanharam a coletiva.
EM CONTRATO - O recurso da integração dentro ou fora do terminal está disponível desde o início das operações das novas concessionárias do transporte público de Marília, em 18 de maio de 2013. A medida foi criada com a nova lei que regulamenta o transporte coletivo no município (Lei Municipal 7166/10), instituindo pela primeira vez na cidade a possibilidade do cliente fazer a integração entre diferentes linhas fora do terminal urbano, em qualquer ponto de parada que possua linhas convergentes de interesse.
A integração tarifária beneficia o cliente com a isenção de uma segunda tarifa, na segunda conexão entre linhas diferentes dentro ou fora do terminal, dentro do prazo de 60 minutos, após a validação do débito da primeira tarifa.
FACILIDADES - Com a abertura do terminal o sistema de transporte elimina a última etapa para o plano de expansão e adequação das linhas que estimule, facilite e amplie a integração em diferentes pontos da cidade. Com o terminal fechado, fica prejudicado o uso da integração eletrônica, impedindo assim o registro das conexões entre linhas e a identificação dos roteiros praticados pelos clientes, prejudicando a breve reestruturação do sistema.
Sistema centralizado no Terminal deixará de existir.
A única mudança para o cliente com a abertura será a necessidade do uso do cartão eletrônico Marília Card para a efetivação das integrações tarifárias entre linhas, seja dentro do terminal aberto ou em um dos pontos de parada em ruas e avenidas da cidade que possuam proximidade de encontro de linhas convergentes.
A abertura do terminal irá exigir do cliente habituado a pagar a tarifa em dinheiro, caso deseje fazer a integração eletrônica gratuita, que adquira ou um cartão avulso de 2, 4 ou 10 unidades de tarifa, ou retire o cartão personalizado, o Marília Card, ambos disponíveis na loja da AMTU, na Rua Maranhão, 43, no guichê da AMTU no Terminal ou no site www.amtumarilia.com.br.
ORIENTAÇÕES - Importante lembrar que o cartão avulso de uma unidade tarifária e todos os outros avulsos que atingirem sua última unidade não possibilitam a integração eletrônica, pois são recolhidos pelo validador.
De 3 a 17 de junho, uma equipe de orientação da AMTU estará tirando dúvidas dos clientes dentro do Terminal, e a loja da AMTU irá estender o horário de atendimento das 8h às 20h de segunda a sexta e das 8h às 12h no sábado.
Daniel anuncia que há estudo para cobertura de pontos de ônibus, por meio de parceria com a iniciativa privada.
A padronização da integração tarifária dentro e fora do terminal irá possibilitar a identificação precisa do uso do transporte coletivo pelos clientes, identificando as rotas de integração mais utilizadas, bem como as em desuso, para que então a prefeitura possa reestruturar e replanejar todo o sistema de linhas existentes na cidade, bem como criar novas linhas ou rotas que atendam as atuais demandas de transporte com a natural expansão urbana do município.
Após a apresentação à imprensa, a partir de agora será realizada uma ampla divulgação na mídia regional bem como no próprio sistema de transporte público irá informar e orientar a população sobre as mudanças.
Acompanhe trechos das entrevistas:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





