Reunião do FNDE reúne cerca de 200 municípios em Garça

Técnicos do órgão ligado ao MEC orientam educadores e prefeitos sobre uma educação com mais qualidade e transparência.
Compartilhe:

Representantes da área da educação de 198 municípios do Estado se reúnem nesta sexta-feira (23), em Garça, com diretores e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). O encontro começa às 9h, no Teatro Municipal, e tem por objetivo orientar as Prefeituras do país, na busca de uma educação com mais qualidade e transparência.

Na oportunidade, os técnicos do FNDE esclarecerão dúvidas e farão orientações sobre temas ligados às políticas educacionais do MEC. Juntos, os municípios participantes da reunião possuem, aproximadamente, dois milhões de habitantes que dependem dos serviços prestados pelo FNDE para o aperfeiçoamento da educação oferecida aos munícipes. 

No período da manhã, os participantes assistirão a palestras com orientações sobre prestação de contas, sobre obras (monitoramento e execução) e sobre plano de ações articuladas.

Já no período da tarde, os prefeitos e demais participantes terão audiências individuais com sete técnicos do FNDE que esclarecerão dúvidas, darão orientações e farão encaminhamentos de demandas relacionadas às áreas de prestação de contas, Plano de Ações Articuladas (PAR) e Obras, bem como dos respectivos sistemas operacionais – Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) e Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), oferecendo capacitação aos municípios representados pelos prefeitos e demais participantes.

O FNDE é responsável por transferir recursos para apoiar estados e municípios no financiamento da educação básica pública. Os gestores educacionais em todo o país têm a obrigação de prestar contas sobre a correta aplicação do dinheiro recebido pelos diversos programas da autarquia, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

A solicitação do evento foi feita pelo prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, por meio de ofício encaminhado ao FNDE e que contou com as assinaturas dos prefeitos de Gália, Renato Inácio Gonçalves; de Vera Cruz, Renata Devito; de Fernão, Adélcio Aparecido Martins; e de Lucianópolis, Humberto Zaninoto Maldonado.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.