Garça recebe exposição “Imigrantes do Café”

A entrada é gratuita e toda a população garcense está convidada para visitar e conhecer um pouco mais desta história.
Compartilhe:

Garça receberá entre os dias 29 de março e 28 de maio a exposição itinerante “Imigrantes do Café”. Trata-se de uma parceria de curadoria entre o Museu da Imigração e o Museu do Café, expondo uma reunião de objetos, com a intenção de discutir a relação entre o fenômeno da migração e a economia cafeeira, fundamental para o desenvolvimento da cidade de Garça.

A exposição será realizada na Galeria Municipal “Edith Nogueira Santos”, na Rua Minas Gerais, número 180, no Centro, aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h. No primeiro e segundo sábado do mês a exposição funcionará das 9h às 13h. A entrada é gratuita e toda a população garcense está convidada para visitar e conhecer um pouco mais desta história.

O cotidiano dos imigrantes é retratado na exposição, desde o desembarque no Brasil pelo porto de Santos – principal porta de entrada do país -, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e, finalizando, com a vida nas lavouras por todo o interior. A curadoria aborda ainda o dia a dia desses imigrantes, com seus costumes característicos que tanto influenciaram a diversidade cultural brasileira.

No percurso expositivo, a ideia é apresentar o ciclo “do porto ao porto”, expondo ao público o início e o fim do processo de produção cafeeira. As tarefas dos imigrantes nas lavouras são evidenciadas por meio de um acervo repleto de fotografias, objetos, textos e depoimentos, todos selecionados em conjunto entre as duas equipes dos museus, que dividiram a pesquisa, curadoria e comunicação museológica, em uma parceria inédita

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.