Em visita à Gota de Leite, grupo de gestantes tirou dúvidas com médica e enfermeiras

Elas assistiram a uma palestra sobre trabalho de parto e receberam orientações. Muitas delas estão na primeira gestação
Compartilhe:

A Maternidade e Gota de Leite abriu suas portas para receber 24 gestantes atendidas em unidades municipais de saúde de quatro bairros. Durante visita monitorada à instituição, elas assistiram a uma palestra sobre trabalho de parto com a médica obstetra Drª Camila Abrão Costa e receberam orientações das enfermeiras Carolina Rodrigues (Coordenadora de Enfermagem) e Vanessa Campassi (Educação Permanente).

As gestantes também assistiram a palestras.

Com idades entre 15 e 39 anos, a maioria das gestantes dará à luz, pela primeira vez, nos próximos meses. E a visita à maternidade teve por objetivo tirar as dúvidas mais comuns e apresentar as instalações da entidade para que possam se familiarizar com o espaço e as profissionais da equipe multidisciplinar.

O encontro teve início às 14 horas quando a presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, deu as boas-vindas às pacientes encaminhadas pelas unidades dos bairros Jardim Renata, Parque das Nações, Flamingo e Vila Hípica. Na oportunidade, ela fez uma exposição sobre a reforma do Centro Obstétrico e Ginecológico que oferecerá um espaço acolhedor, privativo e seguro às gestantes que estarão acompanhadas desde a internação.

É muito importante vocês conhecerem e manterem um primeiro contato com nossos profissionais. Esse conhecimento deixará vocês um pouco mais tranquilas”, afirmou a presidente. Ela fez questão de frisar que “nosso trabalho é de qualidade. Não estamos fazendo nenhum favor. É nossa obrigação atender a todos muito bem”. A Gota de Leite atende 100 por cento pelo SUS.

Em seguida, a enfermeira Vanessa Campassi disse que estão programados novos encontros, um a cada mês, com palestras enfocando temas de interesse com outros profissionais como, por exemplo, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, cirurgiã-dentista, entre outros, para que as principais dúvidas de cada área sejam esclarecidas.

PALESTRA

Nas palestra, a médica obstetra, Drª Camila Abrão Costa, abordou em detalhes as etapas do trabalho de parto, sua evolução e os procedimentos realizados. Entre outras informações, ela destacou o fato de que as pacientes são acompanhadas permanentemente com avaliações periódicas das condições da gestante e do bebê através da realização de exames.

As gestantes participaram de palestras.

A Drª Camila explicou que, graças ao monitoramente das condições da parturiente e do bebê, os médicos podem decidir pela cesárea nos casos indicados uma vez que a Gota de Leite possui Centro Cirúrgico com equipe experiente formada por obstetras, anestesistas, pediatras enfermeiras e auxiliares. A médica falou, ainda, sobre o pós-parto e a alta que ocorre, normalmente, após 48 horas.

Por sua vez, a coordenadora de Enfermagem, Carolina Rodrigues, que também é enfermeira obstetra, abordou os exames que são realizados nos bebês após o nascimento, como teste do olhinho e exame do pezinho, além do exame da orelhinha realizado pela fonoaudióloga mediante agendamento entre 10 e 15 dias após o parto.

As pacientes retornam para consulta puerperal, com a enfermeira obstetra, após 15 dias da alta hospitalar, quando serão avaliadas as condições gerais da cliente e a evolução do puerpério. Os bebês também são examinados ,com enfoque principal no aleitamento materno, entre outros aspectos.

BOA IMPRESSÃO

Esperando o primeiro filho, Tauane Silva Alves, 19 anos, elogiou a palestra. Já Claudete Alves Vicente, 39 anos, afirmou ter ficado mais tranquila após a visita à maternidade. Da mesma forma, Sheila Cristina Souza, 25 anos, elogiou a oportunidade de tirar dúvidas. Ela já conhecia a maternidade porque sua irmã foi paciente da instituição.

Ao final, café especial e uma lembrancinha.

Carla Andrea Rodrigues, 35 anos, está esperando o segundo filho. Ela é mãe de uma filha de 15 anos e disse que gostaria de fazer o parto na Gota de Leite. Já a gestante Evelin Novaes Lima, de apenas 15 anos, elogiou a limpeza da maternidade e a atenção dos profissionais. “Estou mais sossegada depois da visita”, assinalou.

Ao final, todas participaram de um lanche oferecido pela instituição, receberam um folheto com informações para a internação (documentos, mala da mamãe e do bebê) e uma lembrancinha.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.