Visão Notícias
A agilidade do jornalismo on-line
What’s App (14) 9 9700-2463 / 9 9760-0969
Div
Marilia/SP
Você Reporter FacebookInstagramTwitter
Univem

Postado em 10/01/2017 às 18:00

Diminuir
Aumentar
Imprimir

Passo a passo para comprar o pneu certo para seu carro

Veja dicas importantes de como escolher corretamente o pneu.

Escolher o pneu correto para o veículo pode parecer uma tarefa fácil. Mas não é. Para comprar o produto devidamente, deve-se entender uma série de especificações que são encontradas nos próprios pneus e no manual do seu carro. Antes de tudo, é preciso “saber ler o pneu”. Você sabe?

Entendendo os códigos dos pneus

Todo pneu possui uma combinação de letras e números que funcionam como o “RG” da peça. Ao compreender os códigos, você saberá sobre o desempenho do pneu.

Vamos supor que os pneus do seu carro contenham o código P 175/70 R 13 86 V. Nesse caso, a letra “P” indica pneu de passeio. Além do P, o código pode ser LT (Light Truck, para caminhonetes, SUVs e vans), ST (Special Trailer, para pequenos caminhões e trailers) ou T, que especifica os pneus temporários (estepes).  

Os números 175/70 indicam o tamanho do pneu: largura da banda de rodagem e altura, respectivamente.

A letra “R” informa que o pneu é Radial. Se o pneu for diagonal, não trará a letra R e nenhuma outra. Vale lembrar que atualmente, a grande maioria dos pneus é Radial.

O número 13 representa o raio da roda em milímetros. Você deve obrigatoriamente comprar o pneu com o número correto do raio, a não ser que queira trocar as rodas do carro.  

O número 86 determina a carga suportada pelo pneu. Nunca deixe de seguir à risca o que diz o manual do veículo também nesse quesito.

Já a letra V indica a capacidade de velocidade máxima do pneu. No código que tomamos como exemplo, o ’V’ informa que o pneu pode atingir até 240km/h. No Brasil, a codificação se inicia com a letra N, que indica o pneu que suporta velocidades até 140km/h.

Avalie melhor custo - benefício     

Agora que você já sabe “ler’ o seu pneu e sabe exatamente o modelo que deve comprar, lembre-se de outra marca que deve obrigatoriamente constar no item: o selo do Inmetro. Antes de qualquer coisa, verifique se o pneu que deseja comprar possui essa certificação. Em caso negativo, abra mão da compra, mesmo se estiver diante de uma pechincha aparentemente imperdível. Lembre-se: é a sua segurança que está  em jogo.

Como em qualquer compra, a boa e velha pesquisa de preço vai permitir que encontre a melhor opção. Se deseja economizar, nem pense em comprar logo na primeira loja que entrar, pois os preços podem variar assustadoramente de um estabelecimento para outro. Uma boa dica para obter sucesso na empreitada, é pesquisar pela Internet. Hoje, muitas lojas de departamentos e acessórios automotivos oferecem um vasto acervo de pneus para compra online.  

Pneus Remold: opção econômica

Pneus Remold são aqueles cuja estrutura foi reconstituída. Eles se diferenciam dos recapados ou recauchutados, visto que possuem uma ou duas partes refeitas. A estrutura do pneu Remold recebe uma nova camada de borracha é totalmente refeita. Trata-se de uma opção sustentável  para quem deseja economizar na compra dos pneus. 

Contudo, é preciso  estar atento à regulamentação do Inmetro: os pneus Remold devem devem ter idade máxima de sete anos e seu uso deve restringir-se às vias urbanas e em baixa velocidade.

Se você vai optar por pneus Remold, não abra mão de checar a procedência e se  fabricante e revendedor atendem às recomendações do Inmetro.

Lord
Unimar Vestibular
Notícias / Veja Também
GOU Clínicas
Preço Certo
PURIFIC
Dinamar
Cooperativa SUL BRASIL
Clinicar
© Copyright 2015. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com Home   /   Quem Somos   /   Parceiros   /   Anuncie Aqui   /   Fale Conosco
Desenvolvido por StrikeOn