Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online. Quem Somos | Anuncie Aqui | Fale Conosco
Visão Notícias
Visão Notícias
- Marília/SP

Postado em 23/12/2016 às 15:46

Exposição de Yoko Ono virá para o Brasil em 2017

A amizade próxima entre Yoko Ono e Tomie Ohtake (1913-2015) rendeu uma longa troca de correspondências e visitas nos anos de 1990 e 2000. Yoko, inclusive, esteve no Brasil sem alarde e passou um tempo com Tomie, em sua casa. Infelizmente, não há registro desses encontros.

Em 2017, chega ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição “Dream Come True“, retrospectiva da artista visual focada em sua formação erudita e que propõe reflexões. São aproximadamente 80 obras, entre objetos, vídeos, filmes, instalações e gravações sonoras produzidas desde o início dos anos 1950 até os dias atuais.

A curadoria da montagem é do islandês Gunnar B. Kvaran, amigo próximo de Yoko, e Paulo Miyada, do Instituto Tomie Ohtake. “As obras permitem essa variação de suporte. Algumas só com texto, outras com algum vídeo e performance. Todas elas partem do princípio de que o público precisa interagir”, explica à Bazaar Carolina de Angelis, que integra a equipe de curadoria da mostra.

A exposição quer que o público tome a arte para si. Por exemplo: há uma pintura em que se pode pisar sobre a obra, o que se chama de “sacralizar o objeto artístico”. Tem também uma tela feita por Yoko e que se pode pintar por cima, acrescentar coisas e ela vai se modificando (Add Colour Painting).

A exposição Dream ComeTrue entra em cartaz entre maio e junho no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn