Avião com o time da Chapecoense cai na Colômbia. 76 pessoas morrem e quatro sobrevivem

Delegação da equipe, tripulação e imprensa estão sendo resgatados na Colômbia: 25 mortos.
Compartilhe:

Um avião que levava o time da Chapecoense, de Santa Catarina, caiu na Colômbia na madrugada de hoje (29), informou o Aeroporto José María Córdova, de Rionegro. De acordo com informações divulgadas pela polícia colombiana, 76 pessoas morreram. Quatro pessoas sobreviveram. A equipe seguia para Medellin, onde iria disputar amanhã (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia.

Equipes de socorro trabalham no local da queda do avião.

De acordo com uma postagem no Twitter do aeroporto, a aeronave, com matrícula CP 2933, caiu na região da província de Antioquia. As primeiras informações são de que há sobreviventes, de que havia 81 pessoas a bordo - 72 passageiros e nove tripulantes.

No texto divulgado no Twitter, o aeroporto informou que a torre de controle recebeu às 22h [hora de Bogotá] comunicado do piloto de que o avião, da empresa Lamia Corporation, procedente de Santa Cruz de la Sierra, estava em situação de emergência, entre o município de La Ceja e La Unión, com falhas elétricas.

A aeronave desapareceu do radar e tentou fazer um pouso forçado, devido a uma falha elétrica, em Cerro Gordo, nas proximidades da cidade de La Unión. Fontes locais dizem que a aeronave estava a apenas cinco minutos de voo do aeroporto mais próximo, mas o piloto decidiu arriscar o pouso antes.

Vídeo mostra jogadores e demais passageiros do avião momentos antes do acidente:

Ele teria, inclusive, esvaziado os tanques de combustível para evitar uma explosão. O avião, que havia decolado de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tinha como destino final o município colombiano de Medellín, onde a Chapecoense disputaria as finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã à noite.

Imediatamente, foram mobilizados o Comitê Operativo de Emergência, com a presença de funcionários da prefeitura de Rionegro, da Polícia Aeroportuária, Força Aérea Colombiana, de bombeiros e autoridades.

SOBREVIVENTES

O primeiro a ser resgatado foi o lateral esquerdo Alan Ruschel, de 27 anos, que foi internado no Hospital San Juan de Dios de La Ceja, aonde chegou em estado de choque, perguntando insistentemente por sua família e pedindo que guardassem sua aliança de casamento, segundo constatou a Agência Efe. Posteriormente, foi resgatado o jornalista brasieliro Rafael Henze.

A equipe da Chapecoense no avião da Lamia.

Segundo o canal de televisão colombiano "Telemedellín", outro sobrevivente é o goleiro Danilo, quem foi internado no Hospital San Vicente, em Rionegro, cidade próxima a Medellín, onde está situado o aeroporto internacional José María Córdova, ao qual se dirigia a aeronave acidentada.

Também foi resgatada com ferimentos a comissária de bordo boliviana Ximena Suárez, que está internada na Clínica Soma, em Medellín, segundo a emissora colombiana.

LISTA - Embarcaram no voo os jogadores: Alan (lat), Ananias (ata), Arthur Maia (mei), Bruno Rangel (ata), Canela (ata), Cléber Santana (vol), Danilo (gol), Dener (lat), Filipe Machado (zag), Follmann (gol), Gil (vol), Gimenez (lat), Josimar (vol), Kempes (ata), Lucas Gomes (ata), Marcelo (zag), Mateus Caramelo (lat), Matheus Biteco (vol), Neto (zag), Sergio Manoel (vol), Tiaguinho (ata) e Willian Thiego (zag). O lateral Alan foi o primeiro a ser resgatado com vida e já está em um hospital da Colômbia.

Além dos atletas, foram confirmados a equipe e comissão técnica: Anderson Paixão (preparador físico), Boião (preparador de goleiros), Caio Junior (técnico), Cezinha (fisiologista), Marcio (médico), Duca (auxiliar técnico), Gobbato (fisioterapeuta), Pipe Grohs (analista de desempenho), Gadú (diretor de futebol), Chinho (supervisor de futebol), Decio (diretor financeiro), Jandir (vice-presidente), Maurinho (diretor de futebol), Sandro (presidente), Adriano (segurança), Cleberson Silva (assessor de imprensa), Cocada (mordomo), Giba (assessor de imprensa) e Serginho (massagista).

JORNALISTAS - O voo que levava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, que sofreu acidente em Cerro Gordo, também levava 21 jornalistas brasileiros que cobririam a partida contra o Atlético Nacional (COL).

Victorino Chermont: um dos Jornalistas mortos.

Entre os passageiros estavam profissionais da FOX Sports, de rádios, da Globo, da RBS (afiliada da Globo no Sul), e do site Globo Esporte.

 

 

Segue abaixo a lista dos jornalistas que tinham lugar reservado no voo:

Victorino Chermont (Fox Sports)
Rodrigo Gonçalves (Fox)
Devair Paschoalon conhecido como Deva Pascovicci ( narrador da Fox)
Lilacio Júnior (Fox)
Paulo Clement (Fox Sports)
Mario Sergio Paiva (Fox Sports e ex-jogador)
Guilherme Marques (Globo)
Ari Júnior (Globo)
Guilherme Laars (Globo)
Giovane Klein (RBS- afiliada da Globo)
Bruno Silva (RBS)
Djalma Neto (RBS)
André Podiacki (RBS)
Laion Espindula (Globo Esporte)
Rafael Henzel
Renan Agnolin
Fernando Schardong
Edson Ebeliny
Gelson Galiotto
Douglas Dorneles
Jacir Biavatti

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.