Marília não é mais conhecida no país apenas como "Capital Nacional do Alimento". Hoje, tem mais um título: "capital do TI" (Tecnologia da Informação). São mais de 100 empresas criadas na área de desenvolvimento de softwares e hoje atrai grandes grupos, como ocorreu com a Locaweb, numa parceria com o Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), Tray (Plataforma de e-commerce que dá suporte a quase 5 mil lojas eletrônicas do país), com a inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação “Tray Labs”.
O Centro de Pesquisa e Inovação começou a funcionar nesta segunda-feira (03), com a contratação de sete estagiários dos cursos Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, além de uma equipe da própria Tray que estará dando suporte. A Tray Labs terá por objetivo capacitação de mão de obra universitária conforme a demanda das empresas.
De acordo com o presidente da Locaweb, executivo Flávio Jansen, estarão sendo desenvolvidos novos projetos para atender às necessidades do grupo. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de TI, Jansen é considerado um dos precursores da internet no Brasil. Sobre essa parceria, foi categórico: "será o início de um longo trabalho", ou seja, prevê uma parceria duradoura.
De acordo com ocoordenador dos cursos e presidente da Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), Elvis Fusco, é um segmento que não foi atingido pela crise econômica. Muito pelo contrário: o setor está em fase de crescimento, com aumento de 40% no número de vagas de TI. O laboratório que começou a funcionar hoje é o segundo Centro de Pesquisa dentro do Univem, o que reforça a característica de Marília de polo tecnológico.
O presidente da Tray, Willians Marques, e o sócio-fundador e diretor de tecnologia da Tray, Willians Marques, destacaram a importância da relação entre as empresas de tecnologia da informação com as universidades. Ele lembrou que é um importante passou que foi dado. Tanto que a Tray nasceu no Univem e fez questão de manter a sede própria bem perto da universidade. "E hoje estamos de volta", referindo-se a criação do Tray Labs. Pela reitoria do Univem, esteve presente a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Raquel Cristina Ferraroni Sanches.
POLO TECNOLÓGICO - O projeto, que começou há oito anos, terá um salto ainda maior com a instalação do Parque Tecnológico, em parceria com o Governo do Estado. Audiência está marcada para a próxima segunda-feira (dia 10), com o vice-governador e secretário dessa área (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Márcio França, para analisar a documentação e demais requisitos que são exigidos para essa implantação, conforme informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto jr.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





