Ecossistema de inovação jurídica impacta positivamente o coordenador do Projeto Victor, Dr. Fabiano Hartmann. Ele elogiou estrutura montada pelo Univem
O UNIVEM, por meio do curso de Bacharelado em Direito e do Programa de Mestrado em Direito, realizou, na noite da última sexta-feira, Aula Magna com a palestra "Transformação Digital: STF e o Projeto Victor (Inteligência Artificial Estratégica)" ministrada pelo Coordenador do Projeto, Prof. Dr. Fabiano Hartmann.
O evento, aberto pelo Vice-reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Fernando Cardoso, lotou o Salão Nobre da Instituição. Aberto aos ingressantes do bacharelado e do Programa Stricto Sensu em Direito, a Aula Magna contou, ainda, com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), escritórios de advocacia, profissionais da área jurídica e convidados.
Coordenador, Edinilson Donisete; o Reitor do Univem, dr. Luiz Carlos de Macedo Soares; a pro-reitora acadêmica, dra. Raquel Ferraroni Sanches; pro-reitor Elvis Fusco com o palestrante.
Iniciado em 2018, o Projeto Victor é a mais complexa iniciativa tecnológica destinada a soluções de Inteligência Artificial (IA) para trâmites processuais no Poder Judiciário. Desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com Supremo Tribunal Federal (STF), o Projeto já está em operação no ambiente digital do STF.
Durante a Aula Magna, o Coordenador do “Projeto Victor” falou sobre o desenvolvimento do Projeto e sobre as oportunidades e os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no Direito.
“O Brasil está bem posicionado em relação ao uso da Inteligência Artificial. Apesar de ser da década de 50, a evolução da IA é muito recente. Ainda assim, nós transformamos uma dificuldade nossa, ou seja, o grande volume de processos e ações, em um diferencial competitivo”, frisou.
Apesar das resistências e de todo o processo de convencimento de que o “Projeto Victor” era uma inovação imprescindível, segundo ele, hoje, é possível garantir que com os impactos das primeiras soluções, as tecnologias em IA estão diminuindo as resistências, e mudando a visão para o mundo do Direito.
Antecedendo a palestra, o Coordenador Acadêmico do “Projeto Victor”, Prof. Fabiano Hartmann, foi apresentado ao Legal Innovation Hub, ecossistema de inovação jurídica de Marília, que tem o UNIVEM como principal agente e o Legal Innovation Lab, laboratório de inovação jurídica do UNIVEM.
Segundo ele, “uma visão pioneira” do UNIVEM. “Aqui existe todo um planejamento estratégico para inserir o aluno da graduação ao Mestrado no universo digital. Fiquei impactado com todo esse ecossistema digital. Essa é uma visão pioneira. As experiências que a gente vê no Brasil ainda são muito incipientes”, ressaltou.
Conforme destacou o coordenador do curso de Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado, ao trazer para a Aula Magna, o Prof. Fabiano Hartmann, o UNIVEM aproxima seus alunos da realidade do mercado que é, segundo ele, a revolução digital.
“A Transformação Digital, por meio da Inteligência Artificial, já alcançou os órgãos do Poder Judiciário na mais alta corte do País, e isso tem sido feito em todos os tribunais. Essa disruptura, esse processo transformador, será inevitável. Para nós é uma realização, e para nossos alunos, uma experiência única”, frisou.
Dr. Fabiano Hartmann com o Vice-reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Fernando Cardoso
Para o coordenador do Programa de Mestrado do UNIVEM, Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues, o “Projeto Victor” reforça a mudança do Direito e do mercado de trabalho.
“Estamos passando por uma mudança muito radical e quem não se adequar as novas tecnologias e fizer delas importantes aliadas, está fadado a ficar fora do mercado”, frisou.
Professor Fabiano Hartmann com a diretoria da OAB/Marília.
Presente à Aula Magna, a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Profª Dr. Raquel Ferraroni Sanches, destacou a importância de o UNIVEM trazer o coordenador do “Projeto Victor”, Prof. Fabiano Hartmann para falar aos alunos e convidados do cenário nacional do Direito.
“Nosso objetivo é aproximar o Direito da área digital, de forma a andarmos no mesmo passo que o Direito no resto do mundo. Isso demonstra que o UNIVEM tem um cuidado muito especial de olhar para fora de seus muros para preparar profissionais diferenciados”, disse.
O Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, apresentou os ambientes de inovação ao palestrante e reforçou a importância da palestra que apresentou aos alunos a aplicabilidade das tecnologias disruptivas e exponenciais no universo jurídico.
Dr. Fabiano Hartmann conhece a estrutura do Univem ao lado do pro-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional , Elvis Fusco; e do coordenador do curso de Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado
“Um dos objetivos do nosso ecossistema de inovação jurídica é se conectar com entidades e projetos que tenham aderência com a visão de inovação que o UNIVEM lidera em Marília e região. O Projeto Victor, que utiliza IA na área jurídica para minimizar o tempo dos processos no âmbito do STF, tem tudo a ver com aquilo que o UNIVEM vem trabalhando, que é a Inteligência Artificial em todos os cursos”, comentou.
“Poucas instituições de ensino superior estão evoluindo para a Educação 4.0. Ao trazermos palestras como essa, e adotarmos a IA em todos os cursos, estamos colocando nossos alunos num patamar muito diferenciado”, concluiu o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288