Neto que largou tudo para cuidar da avó com Alzheimer fará palestra em Marília

Compartilhe:

Dona Nilza Aguzolli era uma senhora muita dedicada durante toda a vida. Se casou, teve uma filha e depois ganhou um neto que mais parecia um amigo. A relação dessa avó com o netinho sempre foi tão próxima que ela sempre o queria ajudar.

O Alzheimer chegou de repente e até mudou algumas coisas, menos o amor que um sentia pelo outro. O jornalista Fernando Aguzzoli deixou tudo o que tinha para cuidar da avó. Abandonou sua empresa, pausou os estudos e passou a ficar tempo integral com ela. 

Esta história, que mais parece roteiro de filme, é real e se tornou um livro ("Quem, eu? Uma avó. Um neto. Uma lição de vida"). Para falar um pouco mais sobre essa linda história de amor entre avó e neto e ao mesmo tempo conscientizar a comunidade sobre o diagnóstico, a prevenção e os cuidados às pessoas com a doença, Fernando Aguzzoli fará palestra em Marília no próximo dia 9 de novembro, às 19 horas, no auditório da reitoria da Unimar.

A palestra faz parte do projeto AME SEU CÉREBRO, coordenado pelo geriatra Virgílio Moraes Ferreira, em parceria com o Instituto Cognitivo Comportamental. É um evento aberto à comunidade, com entrada franca, mas doação de um litro de leite destinado à Mansão Ismael. Mais informações, clique AQUI

"Depois que sua avó faleceu ele publicou esse livro, que vendeu dezenas de milhares de exemplares no país, e hoje roda o Brasil fazendo palestras, é convidado para falar para médicos em congressos e inclusive recentemente esteve no programa do Pedro Bial", explicou o dr. Virgílio. 

O Fernando deixou emprego e faculdade para se dedicar a cuidar da avó, recebeu críticas de muitas pessoas por isso, mas hoje ele tem uma bagagem de conhecimento muito grande e pode ajudar muitas pessoas que passam pela mesma situação. Nas suas palestras, Fernando ressalta quão importante foi o bom humor como estratégia de cuidado da avó. Diz que o bom humor alcança lugares que os remédios não alcançam, a alma”, observou o geriatra. 

AME SEU CÉREBRO

O projeto foi implantado no ano passado vem sendo realizado com objetivo de informar sobre as demências.

O geriatra Virgílio Moraes Ferreira acredita que a principal medida para lidar com a doença é conhecê-la bem e defende que o Ame seu Cérebro tem procurado, através de eventos como esse, contribuir com a maior conscientização das famílias.

Segundo o Dr Virgílio, ações como essa são muito importantes, pois o cuidador é figura central no tratamento do paciente.

Podemos prescrever os melhores remédios para os pacientes com Alzheimer, porém se o cuidador não aceita a doença, ou se está muito estressado ou deprimido, o paciente sentirá o reflexo do sofrimento desse cuidador. Por isso, quanto mais informações e apoio a família tiver, menos sobrecarregado o cuidador vai se sentir e melhor será a qualidade de vida de todos envolvidos nesse processo”, completa o geriatra.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.