Como escolher o equipamento certo para a prática de Airsoft?

Compartilhe:

Confira dicas para não fazer feio e ter segurança na prática do esporte

Quem está começando no Airsoft sempre tem muitas dificuldades sobre os equipamentos envolvidos na prática. Isso é muito normal, afinal, ninguém nasce sabendo.  O esporte requer armamentos, consumíveis, vestimentas, além de equipamentos de segurança.

Todos esses tipos de produtos têm preços e qualidades diferentes. No entanto, uma pistola airsoft mais cara, por exemplo, não necessariamente é melhor. Há, porém, maneiras de iniciar a prática de modo orientado, para que não haja experiências ruins e gastos desnecessários. 

Os equipamentos específicos garantem não só uma atividade divertida, mas a segurança do jogador. Não adianta você ter o melhor revolver airsoft se não utilizar, por exemplo, máscara de proteção.

Conheça os equipamentos essenciais para a prática de Airsoft

Sua defesa estará vulnerável em caso de não utilização dos equipamentos requeridos e você poderá deixar o jogo bem antes do que gostaria. Confira o que é preciso para não ter problemas durante a atividade:

  • Óculos de proteção

Considerado o equipamento mais importante, além de obrigatório. Garanta óculos de boa qualidade e proteção balística, pois os olhos são a parte mais sensível do corpo em um jogador e um acidente com eles pode ter efeitos irreversíveis.

  • Shemagh / Máscara de proteção

Além dos olhos, todo o seu rosto deve estar bem protegido. Para isso, é recomendada a utilização do shemagh e/ou máscara de proteção, que diminui o impacto das BBs (esferas de plástico atiradas pelas armas) em regiões sensíveis à dor, como o pescoço, e também ajuda a proteger do frio e da poeira.

  • Cobertura para a cabeça

Mesmo uma das regras de segurança ser a de não atirar na cabeça do adversário, acidentes podem acontecer. Além disso, o boné, chapéu ou capacete irá lhe proteger das irregularidades do próprio campo, como galhos ou em edifícios abandonados. Eles também oferecem proteção contra sol, chuva, entre outras situações.

  • Joelheiras, Cotoveleiras e Luvas

Joelheiras, cotoveleiras e luvas são bons investimentos porque permitem que você rasteje em um terreno acidentado, fique muito tempo apoiado na mesma posição ou deixe sua arma confortável nas mãos. Como a frequência de atrito nos joelhos e cotovelos é muito grande nesse esporte, você também estará aumentando a durabilidade da sua farda.

  • Colete / Farda

O colete e a farda são úteis porque oferecem vários bolsos onde você poderá carregar rádio comunicador, BBs, magazines, entre outros acessórios.

Eles também são seguros pois protegem a pele do impacto das BBs e, assim como o capacete, das próprias irregularidades do campo e do tempo. Dê preferência a mangas longas e calças compridas, pois a área de proteção é maior.

Aprenda a escolher sua arma de Airsoft

O Airsoft tem três tipos de pistolas: de molas, elétricas ou a gás. Entenda como funciona cada uma:

  • Ação de Mola: a força fornecida para o disparo é do atirador. O ferrolho é acionado através da movimentação do jogador. Devido a isto, só é possível efetuar um disparo por vez;
  • Elétrica: o motor elétrico é alimentado por bateria recarregável. A pistola pode ser automática ou semiautomática;
  • GBB (Gas Blow Back): seu funcionamento é à base de gás e pressão. O realismo da GBB ocorre devido ao sistema Blow Back que possui.

Diferenças entre revólver e pistola de Airsoft

Apesar de serem armas parecidas, há muitas diferenças entre o revólver e a pistola. Vamos conhecer a diferença entre elas:

  • Revólver: conhecido como arma de defesa, pois está sempre pronto para ser utilizado sem a preocupação se está travado ou não. Em caso de falha de munição, outro disparo pode ser efetuado com facilidade. Por outro lado, é um equipamento que possui pequena quantidade de munições e leva mais tempo para ser recarregado.
  • Pistola: considerada arma de combate, já que possui maior capacidade de número de munições. Pode ser disparada e recarregada rapidamente. Além disso, é mais sensível à qualidade da munição, podendo apresentar falhas de funcionamento caso não seja mantida em perfeitas condições de limpeza.

 

Dicas sobre o Airsoft

O Airsoft é um esporte praticado em grupos que se enfrentam nas mais diferentes arenas, podendo ser em construções abandonadas, em meio à floresta ou até em espaços construídos com esse intuito.

O jogo, basicamente, consiste em simulações de guerra ou de perseguições militares e, por essa razão, essa modalidade esportiva exige muito planejamento tático, espírito de equipe e bastante preparação.

Por ser de origem militar, em que as regras e a hierarquia são rígidas, a atividade preza pela honra. Diferente do paintball, onde a munição tem tinta para marcar que o adversário foi atingido, nessa modalidade, existe uma espécie de código de conduta estabelecido entre os jogadores.

Então, quando um atleta é acertado, ele precisa imediatamente comunicar aos demais participantes e deixar o jogo.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.