Escolhendo o ar condicionado ideal para sua empresa

Compartilhe:

Conforto térmico no ambiente de trabalho é fundamental para manter a saúde dos colaboradores, além de aumentar até a produtividade das equipes. Por esse motivo é fundamental comprar o ar-condicionado ideal para cada ambiente do imóvel comercial.

Principais tipos de aparelhos de ar-condicionado

Ar-condicionado de janela

Os equipamentos dessa linha são perfeitos para quem deseja proporcionar um ambiente com conforto térmico na medida certa para seus funcionários, mas sem gastar tanto dinheiro assim.

Quem costuma comprar ar-condicionado de janela consegue economizar inclusive na hora da instalação. Isso porque é possível realizá-la sozinho (sem auxílio de técnico especializado como é obrigatório na instalação dos modelos split).

Além disso, como seu uso é bem tradicional em nosso país, muitos imóveis comerciais já contam até com o buraco na parede destinado ao uso desse aparelho de climatização. O que facilita ainda mais a vida do empreendedor poupando tempo e evitando mais custos.

Ar-condicionado split

Esse tipo de ar-condicionado é mais moderno e conta com uma grande variedade de modelos no mercado. Alguns são recomendados para ambientes grandes, outros para médios. Se o objetivo é garantir conforto térmico para escritórios pequenos então a dica é procurar os modelos de ar-condicionado split Hi-wall. 

Além disso, existem equipamentos split com tecnologia inverter. Eles costumam ser mais caros, mas permitem uma grande economia na conta de luz. 

Ar-condicionado de janela é recomendado para escritórios pequenos

Você atende seus clientes em uma sala comercial entre 12 metros quadrados e 35 metros quadrados? Então a melhor opção para seu negócio é o ar-condicionado de janela. Ele vai deixar o ambiente com um clima confortável para você cumprir sua jornada de trabalho sem morrer de frio nem de calor.

O mesmo é recomendado para consultórios e até mesmo para empresas de grande porte que possuam salas pequenas (onde ficam um ou dois funcionários trabalhando apenas com um computador e poucos móveis).

Já nos espaços amplos da sua empresa em que há grande circulação de pessoas (como uma sala de espera que costuma ficar lotada ou uma sala de treinamento cheia de equipamentos e colaboradores), os modelos de ar-condicionado split costumam ser os mais indicados. 

Escolha a potência certa para o ambiente onde o ar-condicionado de janela será instalado

O ar-condicionado de janela é muito eficiente para oferecer conforto térmico a um ambiente pequeno. Mas, para isso, é preciso que você acerte no poder de refrigeração do equipamento. Como fazer isso? É simples:

O primeiro passo é saber o tamanho certo do cômodo. Isso porque uma sala comercial de 35 metros quadrados, para oferecer conforto térmico aos seus colaboradores, precisará de maior quantidades de BTUs do que uma com apenas 12 metros quadrados. Então por exemplo:

  • Ambiente com 35 metros quadrados: ar-condicionado de janela 21000 BTU/h
  • Ambiente com 20 metros quadrados: ar-condicionado de janela 12000 BTU/h
  • Ambiente com 12 metros quadrados: ar-condicionado de janela: 7500 BTU/h

Como calcular potência do ar-condicionado em relação ao tamanho do cômodo? Bom, existem cálculos simples para isso. Mas, na internet é possível chegar a esse resultado em segundos, por exemplo, com a calculadora de BTUs do site da Poloar. Lá você encontra também várias dicas para acertar no modelo de condicionador de ar para sua empresa.

Fatores que você precisa levar em consideração antes de comprar ar-condicionado

  • Cômodos pequenos bem arejados (pelo menos 1 janela)
  • Circulação reduzida de pessoas no local
  • Poucos móveis e equipamentos eletrônicos no espaço
  • Lâmpadas que iluminam sem esquentar o ambiente (de preferência led)

Ar-condicionado janela: dicas para economizar energia elétrica

  • Mantenha portas e janelas fechadas enquanto o condicionador de ar estiver ligado. Dessa forma você não precisa ligar o aparelho na temperatura mínima, o que consome mais eletricidade.

 

  • Depois que desligar o equipamento, vale a pena manter tudo fechado ainda por um tempo para que o ambiente continue fresco.

 

  • Realize limpeza do ar-condicionado de janela (a cada 6 meses ou 1 ano) e manutenção periódica preventiva.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.