Visão Notícias
Postado em 21/04/2018 às 08:00
IDENTIFICAÇÃO DIGITAL: periódicos do UNIVEM agora contam com registro DOI

As revistas científicas mantidas pelo Univem, “Revista em Tempo” e “JADI-Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics”, agora contam com o registro DOI (Digital Object Identifier) para todos seus artigos.

Segundo explicaram os editores chefes dos periódicos, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli e Prof. Dr. Leornado Botega, com a certificação, qualquer artigo científico publicado nestas revistas pode ser facilmente localizado e ter o seu conteúdo rastreado por ferramentas de busca e bases de periódicos científicos de renome. Este registro também contribui para que os artigos sejam mais citados em pesquisas científicas.

Professor Lafayette destaca importância do registro.

Ao digitarmos o DOI de um artigo em uma ferramenta de busca, é possível o acesso direto ao documento, sem a necessidade de fornecer outras informações, como autor, periódico, volume, fascículo, ano de publicação ou páginas. Da mesma forma, ao alimentarmos nossos currículos on-line, existe a possibilidade de fornecermos apenas o DOI de uma publicação e sua inserção se fará automaticamente, de forma correta e com todos os dados necessários”, ressaltou Prof. Dr. Lafayette Pozzoli. 

Conforme explicou o Prof. Dr. Leonardo Botega, o DOI é permitido somente para trabalhos originais. Não se faz registro DOI da republicação de um artigo científico. O Digital Object Identifier possibilita que um documento digital seja encontrado, mesmo se a URL do periódico ou do site em que estiver seja alterado ou pare de funcionar. “O DOI é utilizado, principalmente na área acadêmica, para identificação persistente e recuperação mais rápida e precisa dos artigos, trabalhos de eventos e outros documentos digitais, como textos, áudios, vídeos, imagens e softwares”.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (Napex) do Univem, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, a identificação individualizada de cada artigo é como um documento de identidade pessoal e intransferível. O registro do DOI é uma sequência de números que possibilita localizar ou referenciar um documento que está armazenado na Web. É um código padrão único e exclusivo que possibilita a criação de um link permanente de um documento digital publicado (como uma espécie de CPF do documento).

Com essa conquista, os periódicos mantidos pelo Univem reforçam o seu importante papel para comunidade científica, sendo reconhecidos e classificados por universidades e centros de pesquisa, entres os melhores para a publicação científica no país.


Compartilhe |
Desenvolvido por StrikeOn.
© 2015 - Visão Notícias. Todos os Direitos Reservados.